data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O outono no Hemisfério Sul começou oficialmente neste domingo, às 12h33min, fazendo com que os santa-marienses tirassem os casacos e cobertores do armário. Considerada uma estação de transição entre verão e inverno, o outono vai durar até o dia 21 de junho. Neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas são mais escassas, especialmente no interior do Brasil. A nova estação também caracteriza-se pelas primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam queda gradual nas temperaturas. No Sul do país, a principal característica são os nevoeiros e até geadas. Outras marcas dessa estação são uma maior queda na umidade relativa do ar e aumento da incidência de ventos.
- As condições de frio devem ser frequentes, a cada oito ou 10 dias. Já os primeiros episódios de geada devem ocorrer ao final de maio na região de Santa Maria - conta o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia.
Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 da próxima semana
A estação terá a influência do fenômeno La Niña. Conforme o meteorologista, de abril até junho, estão previstas chuvas irregulares no Estado, com períodos de estiagem. Porém, nesta semana, há a possibilidade de chuva a partir da terça-feira devido a sistemas de baixa pressão que trarão pancadas acompanhadas de muitas descargas elétricas. De acordo com Verardo, é alta a probabilidade de granizo entre terça e quarta devido a atmosfera resfriada. Os acumulados de chuva nesta semana podem superar a marca de 80mm em algumas cidades da região. Ainda segundo ele, o final de março e início de abril terá boas condições para chuva.
Esta semana começa com baixas temperaturas e sensação de frio. Veja a previsão do tempo para Santa Maria:
- Segunda-feira - 10ºC / 24ºC
- Terça-feira - 15ºC / 29ºC
- Quarta-feira - 19ºC / 26ºC
- Quinta-feira - 20ºC / 26ºC